Cortejo religioso em homenagem a São Francisco de Assis abre Festival de Arembepe 2023

A partir desta sexta-feira (17/3), até a próxima segunda-feira (20/3), moradores, turistas visitantes e veranistas vivem a alegria proposta pelo Festival de Arembepe 2023. A abertura do evento, que fecha o ciclo das tradicionais lavagens da costa de Camaçari, aconteceu durante a manhã com o cortejo inter-religioso em homenagem a São Francisco de Assis, santo padroeiro da localidade. Na ocasião, charangas, grupos culturais e 200 baianas deram tom e ritmo à procissão católica, que contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo, secretários municipais, demais autoridades, fiéis, representantes de religiões de matriz africana e grande público.

No Loteamento Volta do Robalo, local de onde saiu a procissão, em direção à paróquia que leva o nome do santo homenageado, localizada na Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga Amendoeiras), o Chefe do Executivo Municipal comentou “o povo estava com saudade desse evento. Aqui é um festival, que participa pessoas de vários lugares do país. Graças a Deus, depois da pandemia, estamos aqui agora, nesse momento, para fazer uma grande festa”.

Contagiando a multidão presente com alegria, tradição e as riquezas culturais do município, os grupos de capoeira Fatumbi, Sementes do Mestre Coelho (SEMC), Crianças Que Gingam e Engenho; a charanga da Alegria e da Fanfarra Popular de Parafuso (Fampop); os grupos percussivos Som do Timbal e Beira de Rua; o samba de roda Nativas de Arembepe; e os grupos culturais Boi Tricotado, Espermacete, Flor de Lis e Alaketu, foram responsáveis por alguns dos momentos mais especiais do cortejo. As atrações foram promovidas pela Secretaria da Cultura (Secult), através do edital de credenciamento Cidade Cultural. E para completar o grande espetáculo, as baianas abrilhantaram ainda mais a festa, com suas lindas vestimentas, maquiagem impecável e sorrisos encantadores.

Felizes por se apresentarem pela primeira vez no festival, os 20 componentes do grupo cultural Projeto Boi Tricotado, fundado em 2014, levaram um grande espetáculo com muita música, arte e dança à entrada principal de Arembepe, por onde passou a comitiva. Ubirajara Cordeiro, presidente do projeto, comentou sobre o momento dizendo, “para nós, esta é uma oportunidade ímpar, por estarmos somando forças nessa celebração do povo”. O ponto alto da apresentação do Boi Tricotado foi o lançamento, ao vivo, da música “Boi de Reimundo”, que estreia dia 19/3 no YouTube e outras plataformas musicais da internet. “Trabalhamos muito até chegarmos aqui e a palavra que resume tudo o que estamos sentindo é ubuntu, no sentido de que somos muitos. Logo, eu sou, porque somos”, finalizou.

As Nativas de Arembepe é outro grupo que preserva a cultura e tradições originais. Fundado em 2002, o grupo de samba de roda é liderado por Elizabete de Souza, mais conhecida como dona Bete. A matriarca não participou do cortejo, mas a filha, Rosana Almeida, também regente da equipe, transmitiu os sentimentos. “Minha mãe disse que se sente feliz de saber que a gestão municipal aprecia e valoriza a cultura”. Rosana lembrou que dona Bete é a mestra de cultura mais antiga de Camaçari e completou, “ter esta possibilidade de mostrar o que é cultura, é uma grande felicidade para minha mãe e todos nós”.

As festividades continuam, através da Coordenação de Eventos, vinculada à Secretaria de Governo (Segov), com blocos e apresentações nos palcos.

Elinaldo Araújo
Rosana Almeida
Ubirajara Cordeiro

1 comentário em “Cortejo religioso em homenagem a São Francisco de Assis abre Festival de Arembepe 2023”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top