
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Cultura (Secult) promove uma ação especial para dar visibilidade a mulheres de Camaçari. Trata-se da exposição “Mulheres – histórias cotidianas” que, em seu formato virtual, pode ser conferida ao longo de março através do Portal da Secult, Instagram e Facebook da pasta.
As fotografias a serem expostas compõem o acervo das edições anteriores do concurso cultural Fotografe Camaçari, realizado através do Coordenação de Patrimônio, que visa estimular a arte e a produção de registros fotográficos. Nas imagens selecionadas para a mostra, são retratadas mulheres do município e suas histórias, em seu cotidiano profissional ou pessoal.
A culminância do projeto “Mulheres – histórias cotidianas”, promovido por meio do subprograma Camaçari Nos Trilhos da Memória, será marcada com a realização da versão presencial da exposição.

Kaká da Flor
Título: Flor de Mulher
Autoria: Ana Carolina da Fonseca Motta | Categoria profissional/ 2019
Kaká da Flor uma mulher encorajadora de mulheres, tendo se tornado referência em Camaçari enquanto empreendedora e agente cultural. Palestrante e fabricante de turbantes, ela estimula outras mulheres ao empoderamento, através do sentimento de pertencimento da ancestralidade e raízes afrodescendentes.

Damiana Santos
Título: Damiana
Autoria: Cássio Gustavo do Carmo Silva | Campeã categoria amadora/ 2019
Moradora de Camaçari há cerca de 20 anos, Dona Damiana Santos, conhecida como Damiana do Beijú, é uma das primeiras feirantes do município. A sexagenária relembra o trajeto que fazia todos os dias para sustentar a família.

Bertulina dos Santos
Título: Resistência, Identidade e Ancestralidade
Autoria: Jucikleyde dos Santos | 2º lugar na categoria estudantil/ 2019 | Orientada pela professora Nadja Deisy Rodrigues
Patrimônio vivo do município, Dona Bertulina foi uma das primeiras moradoras do Programa Habitacional Orientado de Camaçari (PHOC), desmembrado nos Phocs I, II e III.

Nildes Bonfim
Título: Mestre Nildes Revivendo o Passado
Autoria: Mileide Bonfim dos Santos | Categoria amadora/ 2018
Nildes Bonfim é mestra de cultura popular do Grupo Espermacete, que ao longo de mais de duas décadas vem propagando a cultura tradicional de Barra do Pojuca, costa de Camaçari, através do samba de roda e do Terno de Reis. Nildes está revivendo um período da sua vida em que, para o sustento da família, mariscava na localidade de Cachoeirinha. A fotografia representa dois patrimônios imateriais do município: o ofício das marisqueiras e a mestra de cultura popular.

Maria Rosa dos Santos
Título: A Baiana e Sua Obra
Autoria: Lucas Matos Santos Nery | Categoria estudantil/ 2019 | Orientado pela professora Elis Regina Gomes da Silva
Maria Rosa dos Santos, conhecida como Rosa do Acarajé, é uma mulher guerreira, que ‘arregaça as mangas’ e vai à luta. Há mais de 30 anos vende o seu famoso acarajé em Camaçari, conhecido por ser um dos melhores da Bahia. Sua presença, além da Praça Abrantes, onde tem um tabuleiro, é vista também em convenções e eventos.

Nadja Meirelles
Título: Simplesmente Flor
Autoria: Clifison dos Santos | Categoria estudantil/ 2019 | Orientado pelo professor Raphael Henrique
O autor procurou retratar a essência da artista Nadja Meirelles durante uma apresentação, captando um momento bem espontâneo. O título da obra se deve ao fato de ser o nome de uma das composições mais marcantes da musicista.

Maria Alves Siqueira
Título: Quem Ama Cuida
Autoria: Estefany da Silva Siqueira | Categoria estudantil/ 2019 | Orientado pelo professor Paulo Ricardo de Freitas
Maria Alves é professora, moradora de Camaçari desde 1978. Fundou o grupo de mães Nossa Senhora do Amparo, em 1988, e a Creche Comunitária que leva o mesmo nome, em 1994, sediada no bairro do gravatá. A unidade atende atualmente 230 crianças de zero a seis anos.

Rose Braga
Título: Cozinhando Para o Maestro
Autoria: Villian Moreira dos Santos Moura | Categoria estudantil/ 2019 | Orientado pelo professor Marcus Leone Coelho
Rose Braga é produtora cultural, ativista negra dos movimentos sociais, além de empreendedora da gastronomia afrobrasileira e do turismo étnico em comunidades quilombolas, indígenas e em terreiros de religiões de matrizes africanas, onde visa a valorização e promoção de grupos de cultura popular.

Terezinha Oliveira Santos
Título: Tradição Afro-Baiana
Autoria: Jeferson Dias da Conceição | 3º lugar na categoria estudantil/ 2019 | Orientado pelo professor Marcus Leone Coelho
Terezinha Oliveira Santos é uma baiana de acarajé que atua em Camaçari. O autor da foto destaca que a homenageada fortalece e garante representação da cultura afro-brasileira no comércio da cidade. A fotografia foi feita na Praça Abrantes, Centro.

Luiza D’Errico
Título: Vida Educadora
Autoria: Luan dos Reis Bastos | Categoria estudantil/ 2019 | Orientado pelo professor Marcus Leone Coelho
Professora, pedagoga, poetisa e escritora. Luiza D’Errico trabalha há mais de 40 anos como funcionária pública em Camaçari. Foi eleita diretora do Centro Educacional Maria Quitéria, assistente da secretário da Educação, além de coordenadora pedagógica geral do Município por oito anos.