Baianas de acarajé ganham evento festivo nesta sexta (25/11)

Em homenagem ao Dia Nacional e Municipal da Baiana de Acarajé, comemorado em 25/11, a Prefeitura de Camaçari celebra a data festiva na Praça Tia Deja (antiga dos Coqueiros), em Arembepe, na próxima sexta-feira. Realizado pelo Núcleo da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM) de Camaçari, a iniciativa, gratuita, acontece das 9h às 17h. Apoiam a realização as secretarias do Turismo (Setur), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e da Cultura (Secult).

A programação começa às 9h, com a Feira Étnica, que se estende durante o dia. Enquanto isso, às 10h, na Paróquia São Francisco de Assis, na Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras), será celebrada a missa em homenagem às baianas. Às 11h, o coletivo parte em cortejo rumo à Praça Tia Deja, e às 11h30, tem início a distribuição de acarajés.

À tarde, a partir do meio-dia, entra em cena o grupo Samba Chula Filhos de Oyó. Para a criançada, foi preparado um espaço literário, com atividades começando às 14h. Às 15h, nova atração cultural faz sua apresentação, e às 17h o dia celebrativo se encerra.

O Dia Municipal da Baiana de Acarajé foi instituído em Camaçari no dia 3 de maio de 2022, pela Lei n.º 1737/202. Nacionalmente, a data foi instituída por meio da Lei n.º 12.206, de 19 de janeiro de 2010.

Programação do dia 25/11
9h – Feira étnica (Praça Tia Deja)
10h – Missa em homenagem às Baianas de Acarajé (Igreja de São Francisco)
11h – Cortejo das Baianas até a Praça Salustiano Santiago de Souza
11h30 – Distribuição de acarajés – Praça Tia Deja
12h – Apresentação cultural: Samba Chula Filhos de Oyó – Praça Tia Deja
14h – Espaço literário Infantil
15h – Apresentação cultural
17h – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.