Oficina de robótica com Arduino beneficia crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes amantes da tecnologia tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a área durante a oficina de robótica com Arduino, promovida através do Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LabTec), vinculado ao Museu UNICA. Nesta terça-feira (26/7), aconteceu a culminância da atividade, que também foi realizada nos dias 12 e 19 de julho.

A oficina contou com 28 alunos, com idade entre 9 e 13 anos, que puderam adquirir conhecimentos sobre eletrônica, mecânica, componentes eletrônicos, Tinkecard e Arduino, que são plataformas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de protótipos, ou seja, adicionar inteligência em objetos, sendo possível controlá-los remotamente.

A coordenadora do Museu UNICA, Ana Nery dos Santos, ressaltou que a intenção da iniciativa é promover a cultura maker, do ‘faça você mesmo’. “Durante a oficina, eles puderam entender como montar um robô que desvia de obstáculos. Aprenderam se divertindo, despertando o interesse pela área da tecnologia”, afirmou.

Vitória Chagas, 13 anos, contou que sempre gostou de robótica e, ao ficar sabendo da atividade, viu a oportunidade de aprender mais sobre o assunto. “Principalmente por ser gratuito. Estou achando tudo superinteressante e pretendo seguir nesta área”, disse. Quem também adora robótica é Marcos Paulo Pereira, 12 anos. Ele sempre faz parte das oficinas do LabTec e resolveu participar dessa vez para relembrar os conhecimentos. “Uma experiência muito legal”, pontuou o garoto.

O LabTec fica localizado na Cidade do Saber e é gerido através da Secretaria da Cultura (Secult).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *