Artista plástico de Camaçari terá exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia

A história e a beleza de diversos monumentos da Bahia divulgadas através do colorido do óleo sobre a tela. É o que fez o artista plástico Nilson Carvalho, morador de Arembepe, Costa de Camaçari, em 20 pinturas que compõem a coleção “A Bahia Mãe do Brasil”. Os quadros, que estarão expostos no foyer do Teatro Cidade do Saber a partir da próxima terça-feira (14/6), também poderão ser conferidos, em breve, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Entre os locais retratados, estão a Igreja de Nossa Senhora da Penha, situada na Península de Itapagipe; Estação da Calçada; os antigos prédios da Estação Fonte Nova; Teatro São João; e o Aeroporto Internacional de Salvador. “Gosto de trabalhar com o realismo, imortalizando a história para as futuras gerações. A ideia para esta coleção surgiu como uma homenagem à capital baiana, primeira capital do Brasil”, conta Nilson.

O artista levou dois anos para realizar a coleção, possibilitada através do trabalho de pesquisa da curadora Simone Cruz. “Após conhecer Nilson, comecei a me envolver com a arte visual, uma experiência enriquecedora. Estas obras são um legado. Nasci no interior, e digo com propriedade, que a maioria da nossa população baiana conhece pouco ou nada da riqueza cultural que encontramos aqui”, destacou.

“A Bahia é linda, querida e tem o seu valor cultural que deve ser divulgado e valorizado, a começar por nós, baianos. Gostaríamos de levar este acervo em cada extremo do nosso estado. E, na oportunidade, trazer a cultura de lá para ser mostrada aqui também”, completou Simone Cruz.

Nilson Carvalho é detentor de cadeiras nas academias Mundial de Cultura e Literatura (AMCL) e de Artes, Ciências e Letras do Brasil (Acilbras), tem obras circulando por diversas cidades brasileiras, já tendo recebido variados prêmios e títulos. Para ele, ter obras expostas no MAM-BA pela primeira vez, é um momento de alegria. “Esta é a primeira vez na Bahia que um acervo é dedicado a pintar uma cidade. Fico feliz com essa possibilidade, de ter uma mostra num local tão importante para a arte em Salvador e no estado, como é o Museu de Arte Moderna da Bahia”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *