Minuta do Plano Municipal de Cultura é apresentado ao Conselho

A minuta do Plano Municipal de Cultura foi apresentada nesta segunda-feira (14/3) para o Conselho Municipal de Cultura. As contribuições feitas pelos conselheiros durante o encontro serão acrescentadas ao documento, o qual será explanado à sociedade durante Audiência Pública. A iniciativa irá fundamentar, regulamentar e orientar as ações do segmento, independente das gestões.

Durante a reunião, a secretária da Cultura, Márcia Tude, destacou que com o plano, Camaçari completará o ciclo do Sistema Nacional de Cultura, uma vez que o Município já possui os outros indicadores, que são: órgão gestor, conselho e fundo municipais, conferências culturais, comissões intergestoras, sistema de informações e indicadores do segmento, programa de formação e sistemas setoriais de cultura. “Ficaremos habilitados a receber todo e qualquer recurso vindo do Governo Federal para políticas culturais”, explicou a gestora.

O subsecretário e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, ressaltou que o documento representa um avanço para a cultura e para a implantação de políticas públicas. “É um plano construído em conjunto com a sociedade de Camaçari”, acrescentou.

Lançado em setembro de 2021, o Plano Municipal de Cultura foi amplamente discutido pelos segmentos artísticos durante uma série de grupos de trabalho realizados na sede e costa. Após a apreciação durante Audiência Pública, o documento deve ainda ser votado pela Câmara de Vereadores para, posteriormente, ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM).