Pedal Delas marca celebração ao Dia Internacional das Mulheres

O subsecretário da Cultura e presidente do Conselho de Cultura de Camaçari, Luciel Neto, juntamente com equipe da pasta municipal, participou do Pedal Delas, evento de ciclismo realizado nesta terça-feira (8/3) em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Promovido através da parceria entre as secretarias da Cultura (Secult), da Mulher (Semu) e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), a iniciativa foi iniciada com declamação de poesia, feita pelo ator e poeta Reginaldo Rodrigues, diretor do Teatro Alberto Martins; e um aulão de zumba, comandado pela professora Sara Estrela. Em seguida, as mulheres pedalaram entre o paço municipal da Prefeitura de Camaçari, culminando no Horto Florestal Linaldo da Silva, passando por diversas ruas do Centro e bairros da sede do município.
Na ocasião, também foi realizada a Campanha Contra a Pobreza Menstrual, por meio da qual foram arrecadados absorventes que serão doados às mulheres do município em situação de vulnerabilidade social.
Uma das participantes do Pedal Delas, Ireni dos Santos destacou a importância da temática. “A pobreza menstrual é um tema muito relevante e por isso resolvi somar, comparecendo ao evento”, afirmou a dona de casa, que há seis meses participa de um grupo de ciclismo.
A professora Ana Silva começou a pedalar no início da pandemia e quando ficou sabendo da realização do evento, através de uma amiga, resolveu logo participar. “Uma atividade interessante para a nossa cidade, onde ressalta a importância da acessibilidade, incentiva o esporte e reforça a luta das mulheres”, pontuou.
O Pedal Delas também será realizado na costa de Camaçari, no próximo domingo (13/8), a partir das 7h, com concentração e chegada na Praça Tia Deja, antiga dos Coqueiros, em Arembepe.