Podcasts e produções audiovisuais são destaques na Agenda Cultural

Atrações diversificadas, com destaque para os podcasts e exibição de produções audiovisuais, além de música e artes plásticas, animam a Agenda Cultural desta semana. A exposição “Das Telas às Imagens – Identidade Cultural Por Cada Um de Nós” prossegue em cartaz nos foyers dos teatros Cidade do Saber e Alberto Martins, no teatro da Pracinhas da Cultura e no Horto Florestal Linaldo da Silva, das 9h às 17h, obedecendo os dias de funcionamento dos espaços. Nesta temporada, o projeto reúne trabalhos dos artistas Anelise Alves, Antônio Borges, Bruno Nunes e Mhari Conceição.

Nesta quarta-feira (2/3), a Feira Chica Doida reúne mulheres empreendedoras até as 18h, no estacionamento da Prefeitura, incluindo gastronomia, acessórios, artesanato e roupas. A partir das 19h, a musicista Priscila Santana se apresenta no evento Boulevard Gospel, que acontece na Praça de Alimentação do Boulevard Shopping.

Quinta-feira (3/3), às 18h, através do Facebook e Instagram @queimadadapalhinha, será lançado o documentário em curta-metragem “Aqui se Baila, Aqui se come”, obra que registra o passo a passo e os segredos das preparações de quatro receitas tradicionais servidas em bailes pastoris, iguarias próprias das festas de Natal historicamente celebradas em Camaçari, Simões Filho e região.

Na sexta-feira (4/3), às 18h, o “Podcast Com Vovó Cici – Memórias da Cultura Afrodiaspóricas da Bahia” é transmitido através do canal do Instagram @cicideoxala e do link www.vovocicideoxala.wixsite.com/podcasts. Às 19h, será exibido pelo canal do YouTube /espetaculomagiapreta, o Magia Preta em Cena, uma honraria à memória de mulheres do Quilombo do Dandá, no qual as artistas Aline Nepomuceno, Dina Maia, Kátia Letícia, Keila Silva e Nathy Santos fazem releituras cênico-performáticas de narrativas escritas por essas mulheres na ocasião do projeto Narrativas Subterrâneas. A mostra de vídeos também acontece no sábado (5/3) e domingo (6/3).

A programação do sábado ainda reúne quatro outros eventos. A partir das 9h, acontece no bairro do Verdes Horizontes, a primeira edição de 2022 do Bazar Mary Desapega. De 9h às 12h, no Horto Florestal Linaldo da Silva, é realizada a Manhã Zen, que engloba aulão de yoga e meditação, serviços de barras de access, massagem e thetahealing. Para participar, é preciso levar tapete de yoga, canga ou algo para forrar o chão, garrafa de água, documento com foto e carteira de vacinação contra a Covid-19. Às 15h, o NaLaje Multiespaço promove evento de música jamaicana com Pivoman e Setembro Sistema de Som, além de feira de vinil e exposição. A entrada é colaborativa. Já às 19h, o minidocumentário “Culinária de Terreiro – Histórias e Tradições” é exibido ao vivo através do canal do YouTube Culinária de Terreiro, mostrando a conexão com a ancestralidade através da gastronomia.

A partir do domingo (6/3), até o dia 10 de março, sempre às 12h, será transmitido pelo Instagram @corre_ba, a segunda temporada do podcast Conversas pro Paraíso, que integra uma pesquisa a respeito de corpos conviventes com o HIV/AIDS, histórias ancestrais do hoje e do amanhã, transversalizadas com pautas que venham a debater de que forma este vírus interfere na construção identitária de corpos LGBTQIAP+.

Os eventos da Agenda Cultural são produções independentes, não estando a Secretaria da Cultura (Secult), necessariamente, envolvida em suas realizações. O objetivo é fomentar a cultura, com a divulgação de atividades gratuitas que, direta ou indiretamente, beneficiem a população de Camaçari.

Quarta-feira | 2/3

9h às 17h – Exposição “Das Telas às Imagens – Identidade Cultural Por Cada Um de Nós”

Locais: foyers dos teatros Cidade do Saber e Alberto Martins, teatro da Pracinhas da Cultura e Horto Florestal Linaldo da Silva

11h às 18h – Feira Chica Doida