Centenário da Semana da Arte Moderna é tema das ações da Secult em 2022
Em 2022, a Secretaria da Cultura (Secult) propõe como tema norteador de todas as ações da pasta o centenário da Semana de Arte Moderna, tendo como subtema “A arte que cura e transforma”.
Em 1922, enquanto o mundo assistia o fim de uma grande guerra e se recuperava de uma pandemia – da gripe espanhola, nasceu em terras brasileiras a Semana de Arte Moderna, um dos mais importantes eventos artísticos que ocorreram no país, revolucionando as artes em praticamente todas as suas vertentes e tornando-se um marco do Modernismo no Brasil.
Também chamada Semana de 1922, a manifestação artístico-cultural aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, representando uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.
Entre as iniciativas da Secult, a temática será trabalhada durante o ano pelos educadores e alunos dos equipamentos geridos pela secretaria, além de serem apresentados, através dos nossos canais de comunicação e com o uso de diferentes linguagens, curiosidades e detalhes histórico-culturais.
Você sabe como a Semana de Arte Moderna influencia nossa cultura até os dias atuais? A secretária da Cultura, Márcia Tude, fala da relevância desse movimento e o porquê dele ser escolhido como tema norteador das ações da Secult em 2022
A arte que cura e transforma!” será trabalhado durante todo o ano em nossos equipamentos culturais e canais de comunicação. É o que explica o subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto.