Jornada Pedagógica da Secult aborda Comunicação Assertiva

Marcando a volta às aulas dos equipamentos geridos pela Secretaria da Cultura (Secult), que acontece na próxima segunda-feira (14/2), coordenadores e professores das unidades estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (10/2), no foyer do Teatro Cidade do Saber, para a abertura da Jornada Pedagógica 2022.

O evento tem como temática “Comunicação Assertiva: Saberes e Aprendizagens” e, além dos servidores da pasta, foi voltado ainda para os educadores das secretarias da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) que atuam na Cidade do Saber e demais espaços culturais. Na oportunidade, a psicóloga Daiane Araújo, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), ministrou a palestra “A importância da comunicação na busca da qualidade pessoal e profissional”.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, não participou presencialmente da atividade por ter testado positivo para a Covid-19, mas fez questão de gravar um vídeo para os participantes. “Neste momento em que ainda enfrentamos a pandemia, é importante ressaltar que estamos prontos e preparados para agir, seguindo os protocolos sanitários de segurança, recebendo os alunos de portas abertas”, afirmou.

A titular da Secult ainda comentou sobre o tema escolhido para a Jornada Pedagógica. “A comunicação assertiva e o diálogo constante são fundamentais para compreendermos o outro. Vamos juntos trabalhar pela inclusão com qualidade”, destacou.

Para o subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, este é um momento de resiliência. “Vamos manter uma relação próxima com pais e toda a comunidade, ajudando na construção de um mundo melhor”. Ele ainda pontuou sobre a temática norteadora das ações da Secult em 2022, o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. “Celebramos os 100 anos do movimento modernista, que mexeu com o nosso entendimento, não só da cultura, mas também de toda as formas de construir o Brasil”, completou.

Durante a Jornada Pedagógica, a subsecretária do Esporte, Lazer e Juventude, Dilma Mendes, agradeceu aos professores pelo empenho e dedicação. “Neste cenário desafiador, mais do que nunca, esses professores representam a voz do esporte na cidade. Precisamos continuar acertando em nossas ações”.

A Seduc foi representada pela diretora Pedagógica, Maria Aparecida. Ela enfatizou a importância da união entre as secretarias. “O planejamento é crucial para darmos início ao ano letivo, sobretudo neste momento que estamos nos adaptando e nos reiventando”.

O professor de violão da Cidade do Saber, Salatiel Meireles, avaliou de forma positiva a atividade. “A reciclagem dos nossos conhecimentos é superimportante. Devemos continuar em constante atualização, além de ser a oportunidade para planejar nossas ações e, assim, darmos o nosso melhor para os educandos”, afirmou.

A Jornada Pedagógica prossegue nesta sexta-feira (11/2), com o planejamento pedagógico temático, abordando o “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – A arte que cura e transforma”, voltado para os professores da Secult. Ao todo, os equipamentos geridos pela pasta atendem 2.519 alunos. A Cidade do Saber conta com 1.579 educandos, sendo 654 de atividades culturais e 925 de modalidades esportivas; o Barracão Cultural Idalva Alves, em Arembepe, com 95 alunos; e a Pracinhas da Cultura, no Phoc III, com 845 matriculados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *