Parque Cultural e Ambiental Fonte do Buraquinho é inaugurado

Um espaço que integra natureza, lazer e cultura. Foi o que ganhou a comunidade de Vila de Abrantes com a inauguração do Parque Cultural e Ambiental Fonte do Buraquinho, nesta sexta-feira (12/11). Durante a entrega, o prefeito Elinaldo Araújo destacou a importância da obra. “A defesa pela preservação do meio ambiente é uma luta nossa. Temos como prioridade cuidar de quem vive e mora aqui”.
A secretária da Cultura, Márcia Tude, participou do evento e ressaltou o potencial que o novo parque trará também para a cultura local. “Além da sustentabilidade, este espaço resgata a história e a nossa raiz, já que tem origem indígena”, afirmou. “Temos um espaço de leitura aqui e o parque também poderá servir de palco para diversas manifestações artísticas”, completou a gestora. O local conta ainda com área de piquenique, lagoa, parque infantil e trilha ecológica.
A obra integra as ações do Reflora Camaçari, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). A titular da pasta, Andrea Montenegro, pontuou que a revitalização é uma ação de governo, com o envolvimento de diversas secretarias. “A Fonte do Buraquinho representa o senso de pertencimento para o povo de Vila de Abrantes”, destacou.
Para o líder comunitário Emerson Sales, o novo parque é a obra mais importante da gestão municipal. A moradora Irá Lisboa também destacou a relevância da revitalização do espaço. “Este é um sonho antigo da comunidade. A prefeitura não mediu esforços em concretizá-lo e teve esse olhar de carinho e dedicação”.
Também participaram do evento o subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, o coordenador de Patrimônio da Secretaria da Cultura, Átila Borges, secretários municipais e representantes legislativos e da sociedade civil.