Pátio do Museu de Camassary ganha muda de árvore que dá nome ao município

A ancestralidade carregada pelo espaço que irá abrigar o Museu de Camassary, na antiga estação de trem do Centro da cidade, ganha ainda mais significado. Isso porque, nesta terça-feira (31/8), foi plantado no pátio do local, pelas mãos da secretária da Cultura, Márcia Tude, um exemplar da árvore Camaçari, da qual se origina o nome do município.

O significado da Caraípa Densifolia, denominação científica da espécie, é “árvore que chora”, mas para a titular da Secretaria da Cultura (Secult), “a árvore agora sorri e, se chora, é de felicidade por a gente tá cuidando dessa cultura todo dia, com carinho, com observação aos detalhes, para que a população se sinta pertencente e reconhecida à esse município tão pujante economicamente e culturamente”, destacou. “A gente tá muito feliz com a sensibilidade da Sedur [Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente] em nos ofertar a muda da árvore. Agradeço ao prefeito Antônio Elinaldo e ao vice prefeito José Tude, que fazem de tudo para reerguer a auto estima do camaçariense através da ligação entre a população e a cultura da cidade”, completou a gestora.

O subsecretário da Secult e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, avalia que o plantio é de grande significado e importância. “Está no espaço do museu que contará a história do povo de Camaçari. Pra nós, hoje é um momento de extrema emoção e satisfação por saber que estamos plantando algo, que daqui a muito tempo, terá uma relação íntima com a história da nossa cidade”, pontuou.

O coordenador de Patrimônio da Secretaria de Cultura, Átila Borges, também ressaltou a relação entre a representatividade da árvore e o futuro Museu de Camassary. “É um marco importante não só pra história, mas para a próxima geração. Essa gestão sempre vem trazendo novidades para as pessoas e o maior presente hoje da Secult para o nosso município é o Centro Histórico. Que venham novos tempos e novas histórias!”.

O plantio da árvore no local integra as ações do projeto Reflora Camaçari, criado pela Sedur para garantir que espaços ambientais com contextos culturais e históricos fossem preservados. A iniciativa de revitalização ambiental envolve diversas secretarias municipais.

DICOM – Prefeitura de Camaçari

Emile Lira