Servidores da Cidade do Saber e espaços culturais passam por capacitação em primeiros socorros

Na tarde desta quarta-feira (18/8), os educadores da Cidade do Saber e dos demais espaços geridos pela Secretaria da Cultura (Secult), além dos funcionários diretamente envolvidos com o alunado, participaram de capacitação em primeiros socorros para qualificar o atendimento aos educandos no retorno das atividades presenciais. O treinamento, promovido pela Coordenação Geral da Secult, atende a Lei nº. 13.722, chamada Lei Lucas, que estabelece a obrigatoriedade a estabelecimentos de ensino básico e de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. A capacitação contou com a participação de 43 colaboradores, entre servidores da Secult, além de educadores das secretarias da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) que estão envolvidos nas atividades da Cidade do Saber. O treinamento foi ministrado pelo Bombeiro Civil Ricardo Nascimento, que ensinou protocolos para atendimento imediato em casos de baixa e média complexidade, como traumas, fraturas, engasgos e convulsões. Também foram ensinadas formas de identificar situações de emergência para o acionamento dos serviços de atendimento qualificados. Professor de música da Cidade do Saber e do Barracão Cultural de Arembepe, Rogério Santos avaliou positivamente a ação. “É importante para que em nosso dia a dia saibamos lidar com diferentes situações. Foi de grande valia”, destacou. A servidora Ângela Barbosa, que atua no setor de rematrícula, também participou da atividade e aprovou a iniciativa. A ação integra as medidas adotadas pela instituição para o retorno seguro das aulas presenciais. Além da capacitação em primeiros socorros, esta semana foi formada a Brigada de Emergência, com o treinamento dos funcionários para o combate a princípio de incêndio e a incêndio. Os espaços serão readequados e vão seguir criteriosamente as determinações da Prefeitura de Camaçari quanto ao cumprimento dos protocolos sanitários de segurança. O planejamento estratégico para a retomada das aulas da instituição será elaborado em reuniões agendadas para os dias 24, 25 e 26 de agosto, quando diferentes setores estarão debruçados para a construção dos planos de aula. A ideia é que as atividades presenciais sejam retomadas de forma gradativa, a partir do dia 8 de setembro, seguindo calendário que será posteriormente publicado. Inicialmente, serão atendidos, prioritariamente, e de forma escalonada, os alunos que já se encontram matriculados nas atividades virtuais da Cidade do Saber, que continuarão acontecendo através de plataforma digital até o efetivo retorno das aulas presenciais.