Brigada de Emergência é formada para retomada segura das atividades presenciais da Secult

Integrando as medidas adotadas pela Secretaria da Cultura (Secult) para garantir maior segurança na volta às atividades presenciais da Cidade do Saber e dos demais espaços culturais geridos pela pasta, funcionários de diferentes setores participaram de capacitação nesta segunda (16/8) e terça-feira (17/8) para a formação da Brigada de Emergência.

Ao todo, 32 colaboradores estiveram envolvidos no treinamento, que teve duração de 16 horas. A ação foi realizada pela Coordenação Geral da Secult e foi ministrado pelo brigadista Ricardo Nascimento. “Foram ensinadas técnicas de combate à princípio de incêndio e à incêndio, além de técnicas de primeiros socorros, entre elas, de suporte básico de vida”, explicou.

O servidor Ailton Oliveira participou da capacitação e avaliou a iniciativa como positiva. “Acredito que novos conhecimentos sempre são bem-vindos, ainda mais quando é para deixar o ambiente mais seguro e saber como agir em um momento difícil, de perigo. Essas práticas de combate a incêndio e para prestação de socorro, usadas na hora certa, podem salvar vidas”, afirmou o técnico de som.

Além da formação da Brigada de Emergência, inclui as estratégias para o retorno das atividades da Cidade do Saber, a capacitação de professores e funcionários para a prestação de primeiros socorros, conforme orienta a Lei Nº. 13.722, que acontecerá nesta quarta-feira (18/8). Os espaços também serão readequados e seguirão criteriosamente todas as determinações da Prefeitura de Camaçari referentes ao cumprimento dos protocolos sanitários de segurança.

O planejamento estratégico para a retomada das aulas da instituição será elaborado em reuniões agendadas para os dias 24, 25 e 26 de agosto, quando diferentes setores estarão debruçados para a construção dos planos de aula. A ideia é que as atividades presenciais sejam retomadas de forma gradativa a partir do dia 8 de setembro, seguindo calendário que será posteriormente publicado. Inicialmente serão atendidos, prioritariamente e de forma escalonada, os alunos que já se encontram matriculados nas atividades virtuais da Cidade do Saber, que continuarão acontecendo através de plataforma digital até o efetivo retorno das aulas presenciais.