Revitalização do Cacimbão está 98% concluída

Os moradores de Arembepe estão perto de ganhar o Parque do Cacimbão totalmente revitalizado. As obras no local, que integra o projeto Reflora Camaçari, estão 98% concluída e é realizada em conjunto entre a Prefeitura e a comunidade. Nesta quinta-feira (12/8), as secretárias da Cultura, Márcia Tude, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, e do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, além do subprefeito da Costa, José Cupertino, e do ouvidor Municipal, Zé do Pão, vistoriaram a intervenção.

Ainda participou da visita a equipe técnica da Secretaria da Cultura (Secult), incluindo uma museóloga e uma arquiteta, que deve estudar o tombamento do espaço. A titular da pasta, Márcia Tude, destaca que este é um trabalho permanente. “Vamos avançar na pesquisa histórica para colocar o tombamento da Fonte do Cacimbão como algo prioritário”. Também por iniciativa da pasta, deve ser implantado no local um espaço para atividades culturais.

A revitalização do Cacimbão atende a um anseio da população e resgata a história local. O morador de Arembepe Rivelino Martins destaca a importância que a fonte tem para a comunidade e explica que ela é datada do século XVI. “A fonte foi utilizada pelos jesuítas. Depois, na década de 1980, os nativos tinham esta água como fonte de renda”, conta o pescador, ao revelar ainda que foram encontrados no local utensílios de cerâmica centenários.

Com a revitalização, o Parque do Cacimbão contará com bancos de madeira, espaços para jogos de raciocínio lógico, trilha ecológica e um banner com fotos contando a história do lugar. O parque conta com várias espécies de árvores do bioma local, incluindo a árvore Camaçari.

A titular da Sedur, Andréa Montenegro, ressalta a importância da união de toda a gestão municipal e também da comunidade para a concretização da intervenção. “A obra teve início em fevereiro e agora falta pouco para ser finalizada” afirma, ao acrescentar que, além das secretarias citadas, a revitalização do Cacimbão também conta com o apoio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), do Turismo (Setur), de Educação (Seduc) e do Governo (Segov), além da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

Para José Cupertino, a ação conjunta entre população e poder público é de grande relevância. “Quando a comunidade se junta em torno de causas tão importantes, o poder público abraça”.

O ouvidor Municipal, Zé do Pão, também destacou a importância da relação entre os moradores e a Prefeitura. “A ouvidoria está aberta para escutar as sugestões do povo”, pontuou.

Reni Oliveira parabenizou a todos os envolvidos na obra pelo empenho. “Temos que nos unir. É uma ação conjunta do governo e da comunidade”.

Participou ainda da visitação ao Parque do Cacimbão o comandante da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major André Presa.

DICOM – Prefeitura de Camaçari

Emile Lira