Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

A Secretaria da Cultura (Secult) promove nesta quarta (4/3) e quinta-feira (5/3) a Jornada Pedagógica Virtual 2021. O evento reúne, das 9h e 12h, na plataforma Google Meet, 80 coordenadores e professores que atuam nas oficinas da Cidade do Saber. A ação objetiva promover a troca de experiências técnicas e pedagógicas, visando auxiliar o grupo no desempenho de suas atividades na modalidade remota, que passam a ser realizadas na mesma plataforma.

Com o tema geral “Diálogos técnicos e pedagógicos em tempos de pandemia”, o evento inicia propondo aos participantes o exercício da empatia em meio ao contexto pandêmico. Devson Luz, do grupo de trabalho de apoio pedagógico da Secult, será o responsável pelo acolhimento e sensibilização dos envolvidos, conduzindo a atividade de abertura, das 9h às 9h30.

Em seguida, a pasta apresenta a proposta pedagógica, esteio da Jornada, convidando os participantes a pensarem na perspectiva da democratização dos saberes através das oficinas culturais promovidas pela secretaria. Das 9h30 às 10h, essa condução será feita pela gerente das bibliotecas, Jucilene de Oliveira.

A abordagem ao tema “Apresentação da Coordenação da Cultura: compreendendo os papéis institucionais e orientações gerais” acontece no terceiro momento do dia. A coordenadora de Cultura Elizabete Guimarães desenvolverá a temática, das 10h às 10h30.

O quarto momento da manhã, das 10h30 às 11h, estará a cargo de Daniel Bruno, gerente de tecnologia da Secult. Ele apresenta e também avalia tecnicamente o uso de ferramentas virtuais, com foco na plataforma de videoconferência do Google, solução na qual os coordenadores e professores da pasta desenvolverão suas atividades. O primeiro dia culmina reservando espaço para o esclarecimento de dúvidas, e para considerações dos coordenadores e professores, entre 11h e 12h.

O segundo dia da Jornada, na quinta-feira (5/3), será exclusivamente dedicado ao treinamento dos participantes no uso do G-Meeting, explorando também ferramentas virtuais complementares. Essa qualificação também será conduzida por Daniel Bruno, das 9h15 às 11h30.

A Secult retoma as oficinas trimestrais para os alunos da casa no próximo dia 8 de março, segunda-feira. Para os alunos novos as inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de março, através da internet, em endereço web posteriormente divulgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *