Camaçari é a primeira cidade na Bahia a contemplar projetos culturais durante pandemia

O prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo, comentou nesta quinta-feira, 14, que o edital de cultura anunciado esta semana como uma saída para apoiar os artistas locais no período de pandemia é um instrumento fundamental para reconhecer “a importância da classe artística para a gestão”. Camaçari é a primeira cidade na Bahia a criar um projeto nessa linha e já foi procurada por outros municípios da região que buscam orientação para criar algo semelhante.

De acordo com Elinaldo, a categoria também tem vivido momentos de dificuldade por conta da proibição da realização de eventos artísticos presenciais. “A cultura e, principalmente, os nossos artistas são patrimônios e a gente, como governo, tem que criar meios para minimizar os impactos sofridos por conta desse momento difícil que o nosso município está passando. Acredito que esse edital chegou em boa hora e vai contribuir muito com a classe”.

O edital emergencial para atender propostas artísticas e culturais tem uma verba global de R$ 360 mil para investimento em projetos, que virão do Fundo Cultural. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do município e do Conselho Municipal de Cultura.

A Secretária de Cultura, Márcia Tude ressaltou: “Muito importante a parceria entre sociedade civil e governo que resultou em um importante edital de apoio emergencial aos segmentos culturais do município”.

O objetivo é fomentar propostas de apresentação, formação ou outros conteúdos que possam ser executados e transmitidos por audiovisual, além de apresentações presenciais que serão realizadas após o término do Estado de Emergência em Saúde Pública em Camaçari.

Para fazer parte da seleção, o candidato deve comprovar residência mínima de 2 anos no município. Cada pessoa só poderá enviar uma proposta. As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 25 de maio, através do portal da Prefeitura de Camaçari ou da página oficial da Secretaria de Cultura (secult.camacari.ba.gov.br/editais/).