Secult Camaçari abrirá inscrições para o Edital emergencial da Cultura para apresentações da classe artística do município

A Prefeitura Municipal de Camaçari, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, preocupados com a situação dos artistas do município e com a garantia do direito à cultura que está sendo penalizado com as medidas restritivas e essenciais de prevenção ao COVID-19, crise sanitária enfrentada mundialmente, constituíram o Edital Emergencial de Cultura, que tem por objetivo fomentar o cenário cultural local, desde a economia da cultura até o incentivo às pessoas permanecerem em suas casas, tomando todos os cuidados necessários, com a produção de uma série de conteúdos que perpassam os campos das artes cênicas, música e formação técnico-cultural, que serão executadas e transmitidas por meio de linguagem audiovisual, bem como para apresentações presenciais que serão realizadas após o término da vigência do Estado de Emergência de Saúde Pública que estamos vivendo em Camaçari.

Visando democratizar e descentralizar o acesso à cultura e aos bens culturais a Secult promove a realização de chamamentos públicos, editais e credenciamentos, a fim de beneficiar a sociedade no que tange a utilização dos recursos públicos direcionados à Cultura.
O direito à Cultura consta na Constituição Federal de 1988, e diz:
“Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.” Diante disso, este presente edital se empenha em reforçar as diretrizes culturais estabelecidas no país.
A Secretária de Cultura Márcia Tude, ressaltou que essa é uma conquista muito grande do Conselho de Cultura, que foi o mentor desse edital juntamente com a Secretaria de Cultura. O edital tem sido muito esperado pela sociedade artística camaçariense. “Esse festival que pretende atender 360 artistas com uma premiação de 600 reais para projetos de pessoas e 1800 para grupos, foi um projeto escrito em conjunto com alguns dos conselheiros de cultura”, enfatizou o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto.

Você que tem interesse em participar do festival, fique atento aos meios de comunicação oficiais da Secretaria de Cultura para as próximas informações sobre o lançamento do edital e a sua data de inscrição. Nosso email ascomsecultcamacari@gmail.com Mapa Cultural, Portal da Cultura http://camacari.ba.mapas.cultura.gov.br/ https://secult.camacari.ba.gov.br/ e nossas redes socias @secultcamacari.